Manter uma postura adequada é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo, podendo auxiliar na prevenção de diversas doenças ósseas e articulares, assim como as cardiovasculares. A postura é o posicionamento correto dos …
A importância da postura correta e o cuidado com a saúde
Manter uma postura adequada é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo, podendo auxiliar na prevenção de diversas doenças ósseas e articulares, assim como as cardiovasculares.
A postura é o posicionamento correto dos nossos ossos, músculos, fáscias e articulações, responsável por fornecer equilíbrio e proporcionar a estabilidade corporal. Dependendo da posição e do tempo que permanecemos nela, a pressão feita em determinada estrutura óssea ou articular também é capaz de interferir na funcionalidade de alguns órgãos.
Por exemplo, ficar em pé faz maior pressão nas articulações dos pés e dos joelhos, aumentando a atividade cardiorrespiratória para uma melhora da circulação do sangue. Já quando estamos sentados, acontece o relaxamento dos membros inferiores e o deslocamento da pressão de todo o peso para o quadril e lombar, causando uma diminuição na frequência cardíaca e na pressão arterial, assim como na respiração.
Embora sentar seja uma posição de relaxamento e repouso, nem sempre essa sensação de conforto é favorável para sua saúde; Nosso corpo foi feito para ficar em movimento!
Já há muito tempo, algumas empresas adquiriram a ginástica laboral no ambiente de trabalho. Para pessoas que precisam permanecer muito tempo sentadas ao decorrer do dia, essa prática permite diminuir as doenças ocupacionais, como por exemplo:
- Lesão por esforço repetitivo (LER)
- Lombalgia
- Cervicalgia
- Torcicolo
- Tendinite
Por consequência da pandemia do COVID-19, muitas pessoas precisaram adotar novos hábitos e começar a trabalhar de casa (home office). Assim, a atenção com a postura foi prejudicada, pois, além de não realizar pausas constantes para praticar atividades de alongamento, a falta de mesas e cadeiras apropriadas também contribuiu para o posicionamento inapropriado durante o trabalho.
Nesta circunstância, permanecer sentado com uma postura errada e estática durante um longo período, além de trazer prejuízos a sua saúde também interfere na disposição e no rendimento do seu dia.
Como é possível uma postura inadequada interferir em tantos aspectos da sua saúde?
Trabalhar com postura errada faz com que o corpo mude a distribuição do peso, podendo ocasionar problemas articulares e vasculares, influenciando diretamente na concentração e no rendimento das suas atividades.
A postura adequada inclui o posicionamento das pernas à 90º, braços apoiados sob a mesa e coluna e pescoço retos.
A coluna é formada por vários ossos com discos entre eles que amortecem a carga que ela recebe. Porém quando sentamos de maneira errada, o peso corporal passa a pressionar esses discos intervertebrais causando desgaste que, posteriormente, podem refletir em um processo inflamatório, dores crônicas e, às vezes, até hérnia de disco.
Ao sentar em cima das pernas e permanecer com elas elevadas, cruzadas ou sentar em uma cadeira muito baixa que coloque o joelho acima da linha da cintura ficando muito dobrado, faz com que comprima veias e artérias localizadas nas pernas, diminuindo a passagem do sangue pelos membros inferiores causando:
- Varizes
- Formigamentos
- Diminuição do retorno do sangue para o cérebro e o coração
Apesar de imperceptível, no curto prazo o coração aumenta levemente a frequência cardíaca para conseguir equilibrar essa restrição venosa. Em um prazo maior de tempo, essas mudanças podem contribuir para o aumento da pressão arterial, assim como ocasionar inchaços nos membros inferiores.
A postura inadequada causa problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida, podendo afetar diferentes áreas do corpo.
Mesmo que não cause problemas de imediato, é provável que a médio e longo prazo eles possam surgir por meio de diversas doenças.
Impactos da má postura
Como já explicado anteriormente a postura inadequada pode causar diversos problemas para a saúde e incômodos frequentes. Confira alguns mais comuns:
- Dor de cabeça e nas costas: um sintoma muito comum quando falamos em má postura. Curvar-se para baixo coloca uma tensão extra nos músculos posteriores do pescoço para impedir que a cabeça caia para frente. Essa posição pode sobrecarregar os músculos causando dores nas costas e na cabeça;
- Problemas para dormir: se nosso sistema muscular não estiver posicionado de forma correta, há uma dificuldade para relaxar completamente, assim, afetando negativamente a nossa capacidade de dormir;
- Fadiga: quando você não está atento a sua postura, seu corpo precisa trabalhar mais para mantê-lo em pé. Isso pode fazer com que você se sinta cansado;
- Mau funcionamento dos órgãos internos: o sistema respiratório, vascular e gastrointestinal são três exemplos de conjuntos de órgãos que podem ser prejudicados pela postura incorreta.
No sistema respiratório, o mau posicionamento do tronco pode reduzir significativamente a capacidade pulmonar, prejudicando a mobilização de ar dos pulmões.
O sistema vascular fica pressionado pela posição dobrada das pernas, diminuindo a volta do sangue delas, causando o inchaço, varizes e forçando o coração.
Já o sistema gastrointestinal não realiza os movimentos da digestão corretamente por falta de espaço. Gastrite, esofagite, refluxo, hérnia e constipação intestinal são consequências comuns devido a má postura.
Há também outras doenças mais graves que podem aparecer por causa da dor nas costas, algumas delas são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, lordose, cifose postural etc.
Depois de todas essas informações sobre como a má postura pode trazer inúmeras consequências negativas para a sua saúde, lembre-se sempre de estar atento a ela!
Aqui na Clínica Godoy Moreira você encontra os melhores profissionais nas áreas da ortopedia, fisioterapia e acupuntura para cuidar da sua saúde e da sua postura, seja em casa ou no trabalho.
Entre em contato com a gente e saiba mais.