A cirurgia por vídeo ou Endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica moderna minimamente invasiva, o procedimento é menos traumático se comparado com as técnicas convencionais.
Cirurgia Endoscópica da Coluna
A cirurgia por vídeo ou Endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica moderna minimamente invasiva, o procedimento é menos traumático se comparado com as técnicas convencionais.
Através de uma pequena incisão são inseridos uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, desta maneira sendo possível a visualização direta por vídeo.
Durante o procedimento tradicional, estruturas importantes para a função normal da coluna são parcialmente ou até mesmo completamente danificadas como, por exemplo, a musculatura e alguns ligamentos, causando dor e disfunção em algumas situações.
Quando usamos procedimentos menos invasivos, com retratores especiais e microscópio, conseguimos minimizar significativamente a agressão aos tecidos, diminuindo a dor pós-operatória e reduzindo o tempo de recuperação.
Quais são os problemas de coluna tratados com a endoscopia de coluna?
O avanço das técnicas endoscópicas tornou praticável o seu uso em praticamente todas as áreas de cirurgia da coluna. As principais condições tratadas com a técnica são:
- Hérnia de disco lombar;
- Hérnia de disco cervical;
- Estenose cervical;
- Estenose lombar;
- Tumores da coluna vertebral.
Quais as vantagens da Cirurgia Endoscópica da Coluna?
Os principais benefícios da Endoscopia da Coluna são:
- Incisão reduzida na pele, em torno de 8 mm a 1 cm;
- Menor trauma da musculatura da coluna, ocasionando menor sangramento;
- Baixos índices de lesões nas inúmeras estruturas neurológicas e vasos sanguíneos;
- Baixíssimo índice de infecção;
- Não existe limite de idade ou de condições físicas para ser operado, na cirurgia tradicional, por ser preciso a anestesia geral, muitos pacientes com outras doenças não podem ser operados;
- Menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida;
- Procedimento mais rápido;
- Alto índice de sucesso.
Como é o pós-operatório da Cirurgia Endoscópica da Coluna?
O diagnóstico preciso é essencial no sucesso do tratamento, pois é a partir dele que será planejado qual tipo de endoscopia de coluna será realizada. Desta forma, após examinar o paciente, o médico solicitará alguns exames para comprovar o diagnóstico e fazer o planejamento cirúrgico.
Dependendo do tipo de endoscopia, a anestesia pode ser com sedação ou anestesia geral. O procedimento em geral dura entre uma e duas horas e o paciente terá alta na maioria dos casos em menos de 24h (indo para casa no mesmo dia), com as medicações prescritas pelo médico e com um pequeno curativo no local da incisão.
O período de cicatrização leva em torno de 7 a 10 dias quando deverá retornar para a retirada dos pontos. Nessa fase deve evitar: sobrecarga, movimentos de flexão e rotação da coluna e dirigir por 2 a 4 semanas.
Após a cicatrização cirúrgica terá início a fisioterapia e trabalho de reabilitação motora e postural.
Nas atividades de maior esforço o paciente é liberado após 6 a 8 semanas. Vale destacar que cada pessoa é única e deve ser avaliada de forma individual.
Não deixe de consultar nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato e agende a sua consulta!