A artroscopia do cotovelo é o procedimento utilizado para tratar os problemas que ocorrem nessa articulação, utilizando uma pequena câmera chamada artroscópio, que transmite imagens para uma tela e auxilia o cirurgião ortopedista a manusear …
Artroscopia do cotovelo
A artroscopia do cotovelo é o procedimento utilizado para tratar os problemas que ocorrem nessa articulação, utilizando uma pequena câmera chamada artroscópio, que transmite imagens para uma tela e auxilia o cirurgião ortopedista a manusear minúsculos instrumentos cirúrgicos.
Como os instrumentos utilizados são pequenos, apenas algumas incisões menores são necessárias para introduzi-los na pele, resultando em menos dor para o paciente e em muitos casos, uma recuperação mais rápida.
Esse método é utilizado desde a década de 80 e, a cada ano que passa, são aprimoradas as técnicas e equipamentos para a realização da cirurgia, facilitando ainda mais o tratamento e a recuperação do paciente.
Causas que levam a artroscopia do cotovelo
O ortopedista pode recomendar a cirurgia quando há uma causa dolorosa que envolva uma ou mais estruturas da articulação e os tratamentos tradicionais não resolvem o problema. Os tratamentos tradicionais, são:
– Repouso;
– Fisioterapia;
– Medicamentos e injeções para reduzir a inflamação.
A inflamação é uma reação natural do corpo contra lesões ou doenças e na articulação do cotovelo ela causa inchaço, dor e rigidez.
Algumas causas que podem resultar em problemas na articulação são:
– Lesões;
– Uso excessivo da articulação;
– Desgaste relacionado a idade.
A artroscopia do cotovelo trata as lesões e inflamações que envolvem os tecidos moles e cartilagens da articulação. Também é recomendada para a remoção de fragmentos ósseos e cartilagens que estejam bloqueando o movimento.
Podemos destacar alguns procedimentos artroscópicos no cotovelo:
– Tratamento de osteoartrite (desgaste e inflamação);
– Tratamento de artrite reumatoide (artrite inflamatória);
– Tratamento da osteocondrite dissecante;
– Tratamento de fraturas.
Como é feita a artroscopia do cotovelo?
No procedimento, o cirurgião ortopedista preenche o local com um fluído para facilitar a visualização da articulação, evitando possíveis danos em vasos sanguíneos ou nervos. Para inserir os equipamentos cirúrgicos, o ortopedista faz pequenas incisões na pele.
O fluído utilizado ajuda na movimentação do artroscópio e mantém a imagem do vídeo clara. Antes de iniciar qualquer procedimento, se necessário, o ortopedista fará uma avaliação total da articulação, o que pode necessitar de cinco a sete incisões na pele.
Para auxiliar no procedimento, outros equipamentos são inseridos: instrumentos utilizados para cortar, agarrar, passar sutura e dar nós.
Após o procedimento, as incisões são suturadas e cobertas com fita especial. Se necessário, o cirurgião pode aplicar uma tala de gesso para restringir o movimento do cotovelo, protegendo e auxiliando na recuperação.
Recuperação da artroscopia do cotovelo
Dependendo do procedimento realizado na articulação, o paciente ficará em uma sala de recuperação por algumas horas após a cirurgia, até que possa receber alta no mesmo dia. Se o procedimento for mais complexo, pode ser necessário permanecer internado no hospital durante a primeira noite, assim o paciente é monitorado e recebe medicações para controlar a dor.
Ao receber alta, o ortopedista prescreverá medicamentos, uso de gelo no local, elevação do braço e cuidados com o curativo, o auxílio de uma pessoa vai ser necessário, para levar o paciente para casa e auxiliá-lo na primeira noite.
De modo geral, a recuperação da artroscopia do cotovelo ocorre de forma rápida quando comparado a recuperação de uma cirurgia com incisão maior na pele. Ainda assim, pode levar algumas semanas ou meses para a recuperação total da articulação, o tempo estimado varia muito da complexidade do procedimento.
Se a cirurgia for simples, o paciente pode voltar ao trabalho e realizar outras atividades do cotidiano já alguns dias após o procedimento.
Mesmo que na artroscopia sejam utilizadas pequenas incisões para o manuseio dos instrumentos cirúrgicos, possibilita realizar grandes reparos dentro da articulação. Como já citado acima, em alguns casos a recuperação completa pode levar alguns meses. Para que ela ocorra da melhor forma, seguir as orientações do ortopedista é fundamental.
Você ficou com alguma dúvida desse procedimento, quer marcar uma consulta com o ortopedista para ter um diagnóstico e tratamento adequado, agende sua consulta.