A terapia ocupacional é responsável por ajudar pessoas de todas as faixas etárias com problemas físicos, cognitivos e sensoriais que tenham dificuldade para realizar as atividades do dia a dia.
O que é Terapia Ocupacional?
A terapia ocupacional é responsável por ajudar pessoas de todas as faixas etárias com problemas físicos, cognitivos e sensoriais que tenham dificuldade para realizar as atividades do dia a dia.
Se pensarmos em nosso cotidiano, percebemos que ele é composto por inúmeras atividades que necessitam de certas habilidades para serem executadas, podemos destacar tarefas simples como: escovar os dentes, pentear o cabelo, lavar o rosto e lavar a louça.
Estas atividades, para pessoas portadoras de algum problema físico, cognitivo ou sensorial podem tornar-se difíceis de serem realizadas. Necessitam, assim, da ajuda de um terapeuta ocupacional para que o paciente ganhe autonomia nas tarefas.
Para ajudar as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias, o terapeuta utiliza de atividades cotidianas, exercícios e diversos outros métodos.
Quem pode precisar da Terapia Ocupacional?
A terapia pode ser aplicada de recém nascidos até idosos que apresentem algum tipo de dificuldade ocupacional, envolvendo as diferentes práticas do dia a dia. Vamos conhecer alguns pacientes que podem se beneficiar com a terapia ocupacional:
- Recém nascidos que sofreram lesões ou possuem problemas congênitos;
- Distúrbio do processamento sensorial;
- Lesões traumáticas no cérebro ou na medula espinhal;
- Crianças com problemas de aprendizado;
- Pessoas com transtorno do espectro autista;
- Pacientes que sofrem de artrite reumatóide;
- Lesões ósseas e outros traumas ortopédicos;
- Condições pós-cirúrgicas;
- Crianças com atraso no processo de desenvolvimento;
- Amputações traumáticas;
- Esclerose múltipla, paralisia cerebral e outras doenças crônicas.
O terapeuta ocupacional vai avaliar as necessidades do paciente e, juntamente com ele, vai desenvolver novas formas de realizar as atividades necessárias para que adquira a maior independência possível.
Quais as diferenças entre a terapia ocupacional e a fisioterapia?
O terapeuta ocupacional desenvolve a atividade humana, proporcionando melhor qualidade de vida, planejando e organizando o cotidiano do paciente com algum problema físico, cognitivo ou sensorial.
Enquanto o fisioterapeuta atua na prevenção e reabilitação de condições do corpo humano, que afetam o sistema respiratório, cardiovascular, urinário, entre outros.
A terapia ocupacional ajuda em:
- Habilidades motoras finais (movimentos como agarrar com as mãos);
- Habilidades perceptivo-visuais;
- Habilidades cognitivas (pensamento);
- Problemas de processamento sensorial.
Já a fisioterapia vai auxiliar na recuperação de:
- Dor;
- Força;
- Amplitude do movimento nas articulações;
- Resistência muscular;
- Habilidades motoras dos grandes músculos (movimento dos braços, pernas, pés ou corpo inteiro).
Depois de conhecer o que é a terapia ocupacional e quais as suas funcionalidades, você pode contar com a Clínica Godoy Moreira para agendar a sua consulta e se beneficiar desta terapia.