A nutrição é uma área que tem como objetivo gerar saúde através da alimentação, realizando estudos sobre as propriedades dos alimentos.
O que é nutrição e quais os seus benefícios
A nutrição é uma área que tem como objetivo gerar saúde através da alimentação, realizando estudos sobre as propriedades dos alimentos.
Uma especialidade que está ligada com a saúde, bem-estar e a consciência do que é ingerido pelas pessoas. O profissional nutricionista tem o objetivo de auxiliar o paciente a ter uma alimentação mais saudável, com alimentos naturais e menos industrializados, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.
O que faz a nutrição?
O nutricionista tem como objetivo prevenir e tratar a carência de nutrientes no organismo de uma pessoa. Além de garantir a qualidade dos alimentos, quantidade de nutrientes a serem consumidas e as formas de preparo mais adequadas para verduras, legumes e outros tipos de alimentos.
Na sociedade atual a crescente ingestão de comidas industrializadas ricas em gorduras, sódio, açúcar, carboidrato, pobres em nutrientes e fibras, pode gerar uma série de problemas na saúde das pessoas, como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Problemas que podem ser tratados com uma alimentação saudável prescrita por um nutricionista.
Geralmente as pessoas procuram esse profissional para ter mais qualidade de vida, melhorando os hábitos alimentares que geram uma série de benefícios. Confira alguns deles:
- Melhora o ânimo e vigor;
- Ajuda a manter boa forma corporal;
- Ajuda na transição alimentar do bebê;
- Promove a saúde e previne doenças.
Principais atuações da nutrição
Nutrição Clínica
O paciente chega ao nutricionista através do encaminhamento do seu médico ou por conta própria. A forma mais comum de atendimento, pode ser para tratar de alguma doença ou mesmo para buscar mais qualidade de vida, através de hábitos alimentares mais saudáveis e adequados.
Nutrição esportiva
Nesta área de atuação o nutricionista é responsável por otimizar os resultados de um atleta. Elaborando uma dieta personalizada de acordo com os objetivos e necessidades do atleta, para que ele alcance o máximo de seu potencial.
Nutrição comportamental
Nesta abordagem não é considerado apenas a quantidade e qualidade dos nutrientes de um alimento, mas em uma forma que o processo alimentar seja visto como uma parte do comportamento do indivíduo.
Os nutricionistas utilizam de conceitos da psicologia, ajudando o paciente a entender a sua relação com os alimentos, contribuindo para o tratamento de distúrbios alimentares e a compreensão da falta de consistência, de alguns pacientes, para manter a dieta.
Nutrição pré e pós operatório
Uma alimentação saudável e bem definida é muito importante em processos pré e pós cirúrgicos, auxiliando o paciente a ter uma recuperação mais rápida da cirurgia, principalmente ajudando na cicatrização.
Nutrição pediátrica
Focada na saúde e bem-estar de bebês, crianças e adolescentes. Os cuidados com a alimentação saudável podem iniciar no período de gravidez e se estender até a adolescência do paciente. Conforme a criança vai desenvolvendo-se, o nutricionista introduz os alimentos mais adequados e ensina formas de deixar o cardápio atrativo e saudável.
Como é a consulta com o nutricionista?
A primeira consulta com o nutricionista se inicia com uma entrevista completa (chamada anamnese) com o intuito de investigar os hábitos alimentares e a saúde geral do paciente. Após esse passo são retiradas as medidas primárias (peso, circunferência, entre outras) e as medidas secundárias (índice de massa corporal, peso ideal, entre outras).
Alguns exames também podem ser solicitados para diagnosticar mais afundo alguns sintomas preocupantes. É importante realizar todos os exames que são solicitados.
A entrega de um plano alimentar é feita na maioria das vezes na primeira consulta, não ocorrendo em casos que necessite a espera de exames mais demorados. Com o plano alimentar o nutricionista pode mensurar o tempo que o paciente levará para atingir o seu objetivo nutricional.
No período de 30 dias a pessoas volta ao consultório, para avaliação da sua evolução. Em alguns casos pode ser necessário o ajuste do plano alimentar, conforme a resposta do indivíduo à nova dieta.
Agora que você entendeu o que é a nutrição e quais são os seus benefícios, marque a sua consulta para melhorar a sua qualidade de vida, através de uma orientação nutricional personalizada para você.