What patients and caregivers need to know about

São Paulo / SP

fisioterapia preventiva

A importância da fisioterapia preventiva

Buscando melhorar a qualidade de vida da população em geral, a fisioterapia começou a se popularizar pelos exercícios que não têm foco na reabilitação, mas na prevenção de possíveis lesões em diversas faixas etárias e …

Já diz o ditado popular: prevenir é melhor do que remediar.

A fisioterapia é vista geralmente como um tratamento feito após uma lesão ou cirurgia – e é por isso que tantas pessoas desconhecem o uso preventivo da área.

Vamos explorar um pouco mais sobre essa possibilidade, que é uma novidade para muitas pessoas.


O que é a fisioterapia preventiva?

Buscando melhorar a qualidade de vida da população em geral, a fisioterapia começou a se popularizar pelos exercícios que não têm foco na reabilitação, mas na prevenção de possíveis lesões em diversas faixas etárias e por diferentes tipos de trabalho.

Pode ser utilizada, portanto, em diversos casos, desde pessoas em idade avançada contribuindo enormemente para a melhoria da qualidade de vida de idosos, como nos trabalhadores prevenindo lesões decorrentes da atividade laboral (Lesão por Esforço Repetitivo – LER) e, ainda, proporcionando bem-estar. Atletas também são grandes beneficiados, trazendo mais rendimento, uma vez que há menos interrupções na carreira devido lesões.

Quem deve fazer fisioterapia preventiva?

Como dissemos, diversas camadas da população podem se beneficiar dessa prática. Separamos aqui três grupos para dar mais detalhes para você.

  • Idosos

Com as melhores condições de vida, a longevidade do brasileiro vem aumentando nos últimos tempos e tal fato traz uma questão: como chegar à terceira idade com qualidade de vida?

Diversas iniciativas buscam alcançar esse objetivo – e a fisioterapia preventiva é uma importantíssima aliada.

Com a idade, as articulações precisam de cuidados redobrados e é necessário reforçar a musculatura, de modo a evitar quedas e dar mais disposição.

Eis, portanto, o papel da fisioterapia preventiva na vida de idosos: ajudá-los a manter seu corpo ativo, de modo que tenham mais longevidade e possam ter maior grau de autonomia possível.

  • Trabalhadores

As leis brasileiras exigem dos empregadores que zelem pela saúde de seus colaboradores – e a fisioterapia preventiva também atua nesse nicho.

Seja com ginástica laboral, orientações acerca da saúde ou disponibilização de sessões de fisioterapia, muitas empresas têm investido no bem-estar de seus funcionários para, além de cumprir a lei, contar com maior rendimento.

No entanto, não são só os trabalhadores presenciais que podem colher os benefícios dessa prática. Quem trabalha em regime home office ou como autônomo e passa muitas horas sentado também pode se beneficiar da fisioterapia preventiva e manter sua saúde – principalmente da coluna, evitando, assim, as famosas dores nas costas.

O resultado da fisioterapia preventiva é o bem-estar do colaborador e mais rendimento para a empresa – ou seja, todos ganham!

  • Atletas


Atletas podem sofrer com as grandes cargas de treino, além da pressão psicológica. Os resultados nas competições dependem muito de um fator importantíssimo no esporte: constância.

E não há como ser constante se as lesões forem frequentes.

Na fisioterapia preventiva, portanto, o atleta encontra uma aliada em seus objetivos – tanto de curto, quanto de longo prazo – uma vez que, comprovadamente, o trabalho preventivo diminui consideravelmente o risco de lesões. É mais uma segurança ao atleta e ao investimento – de tempo, energia e dinheiro – feito para alcançar o primeiro lugar.

Benefícios da fisioterapia preventiva

Como você já percebeu, há inúmeros benefícios associados à fisioterapia preventiva.

Fizemos uma lista de alguns pontos importantes da sua saúde que melhoram ao iniciar tal prática. Confira!

  • Auxilia na perda de peso e previne problemas relacionados à obesidade, como a lesões musculares e articulares;
  • Previne doenças como a tendinite e outras causadas por movimentos repetitivos;
  • Reduz dores causadas pelo trabalho e aumenta a sua produtividade;
  • Aumenta a liberação de endorfina e dopamina, substâncias relacionadas à sensação de prazer e bem-estar;
  • Proporciona maior qualidade de vida e felicidade aos seus praticantes.

Já ficou claro que ao iniciar fisioterapia preventiva você só tem a ganhar, não é mesmo?

Procure saber mais sobre essa possibilidade e não deixe de cuidar de sua saúde agora – o seu “eu do futuro” vai agradecer.

Importante ressaltar a importância do acompanhamento e supervisão de um profissional habilitado e especializado na área, que vai poder identificar os seus objetivos e personalizar os exercícios para que você tenha o melhor resultado para sua saúde.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos e, como sempre, conte com a Clínica Godoy Moreira em todos os momentos. Acesse nosso site e marque uma avaliação.

Newsletter | Blog

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notificações de nossos artigos do blog e novidades.

    WhatsApp
    WhatsApp