Acupuntura: O que é e quais os benefícios

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para auxiliar no tratamento de diversas doenças, como: artrite, dores musculares, tendinite, sinusite, asma, enxaqueca, entre muitas outras. Além de promover o fortalecimento do sistema imunológico.

Por meio da inserção das agulhas, são gerados estímulos em terminações nervosas existentes na pele e outros tecidos. Assim, mensagens são enviadas até o cérebro, causando reações anti-inflamatórias e analgésicas no corpo, que por fim promovem o tratamento de dores e outros problemas.

Existem inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia deste método. No Brasil, a acupuntura é muito utilizada para auxiliar o tratamento clínico, sendo amplamente recomendada pelos médicos.

Quais os benefícios da Acupuntura

Está terapia ajuda no tratamento e diminuição dos sintomas de doenças físicas e emocionais, algumas das indicações mais comuns, também reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluem o tratamento de:

• Dores dentárias: após cirurgia, gengivite e faringite;
  • Dores de cabeça ou enxaquecas;
  • Problemas ortopédicos: dores ciáticas, dores lombares, dores no joelho, artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia, dores no pescoço, entre outras;
  • Diminuição de sintomas como náuseas e vômitos na gravidez ou após quimioterapia ou cirurgia.

Outros benefícios que também podem ser associados a acupuntura, são: reforço do sistema imunológico, tratamento de doenças respiratórias (rinite e sinusite), excesso de estresse e depressão. Entretanto, atualmente no Brasil, as principais indicações são nos tratamentos de dores físicas, como as que listamos anteriormente.

Tipos de acupuntura

Existem variados tipos de acupuntura. Vamos conferir alguns dos métodos existentes:

• Acupuntura tradicional: é a mais comum e consiste na aplicação cuidadosa de agulhas finas em pontos específicos do corpo, sobre a pele, enquanto o paciente está deitado e relaxado. Geralmente as agulhas são deixadas por cerca de 10 a 20 minutos em cada lugar;
  • Acupuntura auricular: também é conhecida como auriculoterapia, é realizada com a aplicação de diferentes agulhas em pontos específicos da orelha;
  • Escalpo acupuntura: neste método são aplicadas agulhas em áreas específicas da cabeça

Como é realizada a Acupuntura

A acupuntura tradicional consiste no uso de agulhas bem finas e descartáveis, feitas de aço inoxidável, com comprimentos e larguras variadas, as quais são aplicadas na superfície da pele. Os locais de aplicação variam conforme os sintomas ou problemas de saúde que o paciente apresenta.

As sessões de acupuntura são realizadas por um acupunturista habilitado com especialização na área. É um procedimento que não necessita de anestesia, pois não causa dor, pelas agulhas utilizadas que são extremamente finas.

Na sessão, o paciente pode ficar deitado na maca por cerca de 30 a 60 minutos, dependendo do tipo de acupuntura e tratamento realizado. Ao final da terapia as agulhas são retiradas, normalmente os locais onde foram introduzidas não ficam doloridos.

Quem pode fazer Acupuntura

Por ser uma técnica bastante segura, ela pode beneficiar crianças, adultos, gestantes e idosos. Na hora da aplicação devem ser tomados alguns cuidados, como, por exemplo, evitar áreas com feridas abertas, regiões com presença de tumores ou áreas infecciosas da pele.

Em casos de pacientes com doenças de pele, alergias ou infecções neste tecido, a realização da acupuntura não é recomendada, para evitar quaisquer problemas com o desenvolvimento de infecções mais graves.

Agora que conhece mais sobre o que é e quais as vantagens da acupuntura, para fazer proveito dos benefícios ou esclarecer suas dúvidas, marque uma consulta.