What patients and caregivers need to know about

São Paulo / SP

artroplastia do joelho

O que é artroplastia do joelho?

A artroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico no qual substitui algumas partes da articulação por uma prótese composta por metal e plástico. Visa solucionar lesões ou artrite (inflamação da articulação), que não foram resolvidas …

A artroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico no qual substitui algumas partes da articulação por uma prótese composta por metal e plástico. Visa solucionar lesões ou artrite (inflamação da articulação), que não foram resolvidas por procedimentos não cirúrgicos, como, medicamentos e uso de aparelhos auxiliares para a prática de caminhada e outras atividades do dia a dia.

O método foi utilizado pela primeira vez em 1968, e desde então passou por inúmeras melhorias em suas técnicas e materiais utilizados, tornando- se um dos procedimentos mais bem-sucedidos em toda a medicina.

A artroplastia é segura e efetiva para aliviar as dores e fazer com que o paciente retorne às atividades normais do dia a dia, que antes era impossibilitado.

Artroplastia do joelho: entendendo o problema?

O joelho é composto pela extremidade inferior do osso da coxa (fêmur), pela extremidade superior do osso da canela (tíbia) e pela rótula (patela), as extremidades desses ossos são cobertas por cartilagem, tecido que protege e permite que se movimentem com facilidade.

Grandes ligamentos mantêm o fêmur e a tíbia unidos, o músculo da coxa traz força ao joelho. O restante da superfície do joelho é coberta por uma membrana chamada sinovial, que libera um líquido capaz de lubrificar a cartilagem e evitar o atrito entre as partes do joelho. Essa estrutura em harmonia mantém o joelho saudável e apto para os movimentos necessários. Se por algum motivo a harmonia é quebrada o joelho fica inflamado e então, começam a surgir os problemas.


Doenças que levam a necessidade da Artroplastia do Joelho

A artrite é a causa mais comum das dores e disfunções do joelho, podemos destacar três tipos:

  • Osteoartose: está relacionada à idade, normalmente em pessoas de 50 anos ou mais, mas pode ocorrer em jovens, com menor frequência. É causado pelo amolecimento e desgaste na cartilagem, responsável por amortecer o impacto dos ossos que passam a ter atrito. Causando dores e rigidez no joelho;
  • Artrite reumatóide: inflamação permanente na membrana sinovial que reveste e lubrifica a cartilagem, podendo haver perda da cartilagem, dores e rigidez;
  • Artrose pós-traumática: traumatismo de algum osso ou rompimento de um ligamento, machucando a cartilagem, limitando as funções e causando dores no joelho.

O diagnóstico é realizado por um ortopedista, que analisa alguns aspectos do paciente:

  • Limitação do movimento;
  • Rigidez articular;
  • Estalos no joelho com a movimentação;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Deformação da articulação.

Para a comprovação do problema o exame mais comum utilizado é a radiografia, onde se observam alguns sinais característicos. É importante ter um bom profissional especialista para fazer o acompanhamento e diagnóstico. Lembrando que, a cirurgia só é cogitada se nenhum outro método menos invasivo deu resultados ao paciente.

Não se tem uma limitação de idade para efetuar a cirurgia, a maioria das artroplastias são feitas em pessoas com idade de 50 a 80 anos, cada paciente é examinado individualmente, e levantado os benefícios e malefícios que podem surgir.

artroplastia do joelho

No que consiste a cirurgia da Artroplastia do Joelho

É feita a substituição das partes danificadas do joelho, ossos e cartilagens, por próteses de metal e plástico. A mesma é fixada no osso através de um tipo de cimento plástico. Após colocar as próteses, o metal que cobre o fêmur fica em contato com o plástico que cobre a tíbia, não havendo mais contato de osso com osso, aliviando a dor.

O plástico utilizado no procedimento é de alta resistência, com pouco desgaste ao longo do tempo.


Expectativas reais

Cerca de 90% das pessoas que realizam o procedimento, sentem uma grande redução das dores e retorno da mobilidade para fazer as principais atividades do dia a dia, como, entrar no carro e subir escadas.

Algo a enfatizar, mesmo depois da artroplastia, não será possível fazer as atividades que antes não conseguia realizar. Os materiais utilizados, por melhor qualidade que possuem, sofrem desgastes ao longo do tempo, principalmente o plástico, por este motivo alguns médicos não recomendam atividades de alto impacto, corridas, saltos e outros esportes após a cirurgia.

As melhores atividades a serem realizadas são caminhadas sem limite de distância, natação, trilhas leves, ciclismo e outros esportes de baixo impacto. Com os devidos cuidados as próteses podem durar muitos anos.

Artroplastia do Joelho

Pós operatório

A permanência no hospital varia de 5 a 7 dias, dependendo da recuperação de cada paciente após a cirurgia. Já nos primeiros dias serão passadas instruções para começar a movimentar e estimular o joelho.

Tendo alta do hospital e seguindo as recomendações do especialista, a melhora será rápida e sem problemas. Algumas das orientações:

  • Cuidados com a ferida: após remover os grampos ou pontos do corte no joelho, evitar molhar o local até que esteja cicatrizada;
  • Dieta: é comum perder o apetite na primeira semana após a operação, por isso uma dieta equilibrada e com suplementação de ferro pode ajudar a boa cicatrização e restaurar a força muscular;
  • Exercícios: é importante fazer as atividades recomendadas pelo especialista para ajudar na recuperação do movimento da articulação. Em média de 3 a 6 semanas já é possível fazer a maioria das atividades do cotidiano.

Complicações após a artroplastia são baixas, possíveis infecções ocorrem em menos de 2% dos pacientes.


Lembre-se de procurar sempre bons profissionais em um espaço com a melhor infraestrutura para lhe darem o melhor diagnóstico e tratamento. Agende já sua consulta na Clínica Godoy Moreira.

Newsletter | Blog

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notificações de nossos artigos do blog e novidades.

    WhatsApp
    WhatsApp