What patients and caregivers need to know about

São Paulo / SP

Artroplastia do ombro, o que é e como é feita

Artroplastia do ombro é o procedimento para tratar principalmente a artrose do ombro (doença degenerativa que afeta as cartilagens). Essa condição pode causar dores intensas e prejudicar o movimento desta articulação. A cirurgia de substituição …

Artroplastia do ombro é o procedimento para tratar principalmente a artrose do ombro (doença degenerativa que afeta as cartilagens). Essa condição pode causar dores intensas e prejudicar o movimento desta articulação. A cirurgia de substituição da articulação é um método seguro e eficiente para diminuir a dor e ajudar com o retorno às atividades do dia a dia.

Na cirurgia de artroplastia do ombro, as partes danificadas são retiradas e substituídas por componentes artificiais, chamados de próteses. As alternativas para o tratamento são a substituição somente da cabeça do osso úmero (bola) ou da bola e do soquete (glenoide).

O procedimento de substituição da articulação é seguro e eficaz para diminuir a dor e auxiliar no retorno das atividades do dia a dia.

Quais são as causas que levam a artroplastia do ombro?

Há várias condições que podem causar dor e incapacidade no ombro, levando os pacientes a considerar a cirurgia de substituição da articulação do membro, entre elas podemos citar:

  • Osteoartrite: forma de artrite relacionada com a idade, geralmente atinge pessoas com 50 anos ou mais (também podendo ocorrer em pacientes mais jovens). Neste caso a cartilagem do ombro amolece e se desgasta, originando o atrito entre os ossos.
  • Artrite reumatoide: doença em que a membrana sinovial que cobre a articulação fica inflamada e espessada. Essa inflamação crônica pode danificar a cartilagem e em alguns casos causar perda de cartilagem, dor e rigidez.
  • Artrite pós-traumática: fraturas dos ossos que formam o ombro ou rupturas de tendões e ligamentos do ombro capazes de danificar a cartilagem articular ao passar do tempo.
  • Necrose Avascular (Osteonecrose): condição que causa dor quando o suprimento de sangue até o osso é interrompido. Como as células ósseas morrem sem esse suprimento, a osteonecrose pode originar a destruição da articulação do ombro e levar à artrite.
  • Fraturas graves: fraturas graves do ombro são razões comuns em que pacientes optam pela artroplastia. Pacientes idosos com osteoporose correm maior risco de fraturas graves do ombro.

Quando optar pela artroplastia do ombro?

Existem vários motivos pelos quais seu médico pode recomendar a cirurgia de substituição do ombro. Geralmente pelas seguintes razões:

  • Dor intensa no ombro que prejudica as atividades do dia a dia;
  • Dor moderada a intensa durante o descanso, podendo até impedir o paciente em ter uma boa noite de sono;
  • Fraqueza ou perda de movimento do ombro;
  • Dificuldade de melhora com tratamentos como, por exemplo, anti-inflamatórios, injeções de cortisona ou fisioterapia.

A avaliação com o cirurgião ortopédico consiste em vários aspectos:

  • Reunindo informações sobre sua saúde geral e questões relacionadas a extensão da dor e sua capacidade de mobilidade.
  • Exame físico, avaliando o movimento, a estabilidade e a força do ombro. O raio-X é uma opção para determinar a extensão do dano no ombro, podendo mostrar perda do espaço articular normal entre os ossos, achatamento ou irregularidade no formato do osso, entre outros.
  • Ocasionalmente pode ser solicitado exames de sangue, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou cintilografia óssea para determinar a saúde do osso e dos tecidos moles do ombro.

Tratamento com artroplastia do ombro

Há diferentes tipos de substituições de ombro e a melhor alternativa para você será avaliada pelo seu cirurgião.

  • Substituição total do ombro: envolve a substituição das superfícies articulares artríticas por uma bola de metal altamente polida presa por uma haste em um soquete de plástico. Pacientes com osteoartrite osso-a-osso e tendões do manguito rotador intactos são quase sempre ótimos candidatos para a substituição total do ombro.
  • Hemiartroplastia com haste: o cirurgião substitui a cabeça do úmero por uma bola de metal e haste, parecido ao componente utilizado na artroplastia total de ombro. Alguns especialistas recomendam quando a cabeça do úmero estiver severamente fraturada, mas o alvéolo está normal. Outras indicações são: artrite que envolve apenas a cabeça do úmero, com uma glenóide com superfície de cartilagem saudável e intacta, ossos severamente enfraquecidos na glenóide e ombros com tendões do manguito rotador severamente danificados e artrite.
  • Hemiartroplastia de recapeamento: envolve a substituição apenas da superfície articular da cabeça do úmero por uma prótese do tipo cap sem haste. Apresenta a vantagem da preservação óssea, oferecendo ao paciente com artrite do ombro uma forma de substituição padrão do ombro com haste. A alternativa de recapeamento pode ser uma opção para você se apresentar: glenoide ainda com superfície de cartilagem intacta, não ter fratura recente no colo do úmero ou cabeça e houver desejo de preservar o osso umeral.
  • Substituição total reversa do ombro: indicada a pacientes que apresentam: manguitos rotadores complementares transfixados com fraqueza severa do braço, sintomas da artrite grave, ruptura do manguito rotador (artropatia lacrimal do manguito) ou já apresenta substituição anterior do ombro que falhou. Na substituição total reversa do ombro, o encaixe e a bola de metal são trocados uma bola de metal que é presa ao osso do ombro assim como um encaixe de plástico ao osso do braço, permitindo que o paciente utilize o músculo deltóide ao invés do manguito rotador rompido para erguer o braço.

Pós operatório

Grande parte dos pacientes conseguem comer alimentos sólidos e sair da cama no dia seguinte à cirurgia, podendo voltar para casa entre o primeiro e terceiro dia após a mesma.

Um programa de reabilitação bem planejada é essencial para o sucesso da artroplastia do ombro. Geralmente inicia-se com fisioterapia suave logo após o procedimento e um programa de exercícios em casa para fortalecer o ombro e melhorar a flexibilidade.

O sucesso da cirurgia depende também em grande parte do quanto você seguiu as orientações do seu cirurgião ortopédico em casa durante as primeiras semanas após o procedimento.

Por essa razão destacamos a importância da escolha de um profissional especialista para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento. A Clínica Godoy Moreira conta com profissionais especializados e experientes no tratamento individualizado e focado na obtenção dos melhores resultados para seus pacientes. Agende sua consulta!

 

Newsletter | Blog

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notificações de nossos artigos do blog e novidades.

    WhatsApp
    WhatsApp