Artroplastia do Punho

A artroplastia do punho é um procedimento menos comum do que a substituição do joelho ou quadril, mas pode ser uma opção se o paciente tiver artrite dolorosa que não melhora com outros tratamentos.

O punho é uma articulação complexa, no lado da mão há duas fileiras de ossos com quatro ossos em cada linha. Os ossos longos e finos da mão irradiam-se de uma fileira de carpos originando a base dos dedos e do polegar. O rádio e a ulna são os dois ossos do antebraço que representam uma articulação com a primeira fileira de carpos.

As extremidades dos ossos são revestidas com um tecido elástico, denominado cartilagem, capaz de criar uma superfície lisa que permite que os ossos se movam suavemente um contra o outro.

Indicações da Artroplastia do Punho

Quando a cartilagem estiver desgastada ou danificada por alguma lesão, infecção ou doença, os ossos entrarão em atrito um contra o outro, originando desgaste nas extremidades dos ossos o que irá causar uma condição dolorosa e artrítica.

A osteoartrite, doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, forma mais comum de artrite, resulta em um desgaste gradativo da cartilagem que cobre os ossos.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica das articulações que causa dor, rigidez e inchaço. Geralmente ela afeta várias articulações nos lados esquerdo e direito do corpo.

Tanto a osteoartrite como a artrite reumatoide podem afetar a força dos dedos e da mão, dificultando segurar um objeto ou ter o movimento de pinça.

O paciente que apresentar artrite grave é um forte candidato para a cirurgia de substituição do punho. A artroplastia do punho é indicada para diminuir a dor e manter a função local.

Nesta técnica, toda a articulação é ressecada e substituída por uma prótese, uma articulação artificial.

As próteses de punho evoluíram nos últimos anos. Os primeiros modelos desenvolvidos ainda na década de 80 obtiveram resultados clínicos não tão positivos. Com o desenvolvimento de novos materiais e design mais moderno, o resultado alcançou um elevado nível de excelência.

Os modelos atuais são compostos por titânio que se integram aos ossos e articulam entre si, com polietileno de alta densidade. A atual geração também mantém a anatomia e resseca pouca quantidade de osso. Os resultados atuais revelam boa função e baixos índices de complicações como, por exemplo, solturas ou quebras com mais de 10 anos de acompanhamento. Por essa razão, hoje é a primeira opção para pacientes com destruição da articulação do punho.

Outra alternativa que se tem é a Artrodese Total do Punho, utilizada quando o movimento de dobrar e esticar o punho (flexo/extensão) é perdida.

A Clínica Godoy Moreira conta com diversos profissionais especializados, experientes com tratamento individualizado e focado na obtenção dos melhores resultados para você. Entre em contato e agende sua consulta.