Dor no Nervo Ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, tendo início no final da coluna lombar, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega ao término do joelho, se divide entre o nervo tibial e fibular comum, chegando até os pés.

Quando há compressão ou inflamação deste nervo, aparece a dor ciática que causa sintomas intensos. É fundamental procurar um médico ortopedista para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Principais sintomas da dor no nervo ciático

Os principais sintomas causados pela inflamação do nervo ciático são:

• Dor no fundo das costas que espalha para o glúteo ou uma das pernas;
  • Dor nas costa que piora ao sentar;
  • Sensação de choques ou queimação no glúteo ou perna;
  • Fraqueza na perna do lado afetado;
  • Sensação de formigamento na perna.

Muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese (escorregamento da vértebra) e até mesmo artrose na coluna. Assim, quando os primeiros sintomas surgem, é muito importante que seja realizada uma avaliação do quadro.

Causas da dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático ocorre quando o nervo sofre uma compressão, o que é comum quando a pessoa tem hérnia de disco lombar, especialmente entre L4 ou L5, um aperto do canal onde passa a medula, um desalinhamento de uma vértebra, ou quando possui um aumento do tônus da musculatura do glúteo (músculo piriforme), por exemplo.

A dor no nervo ciático e nas costas possui uma taxa de incidência e prevalência em cerca de 13% e mais de 80% da população está sujeita a esse tipo de dor. Esse percentual aumenta por conta do sedentarismo e longas horas sentado.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito principalmente pela história do paciente e pelo exame físico adequado. Assim, é possível delimitar o trajeto da dor e perceber qual nervo está sendo afetado. Identificar corretamente a causa é fundamental para o tratamento, que deve ser específico e personalizado.

Uma das manobras utilizadas no exame físico para avaliação da dor ciática é a manobra de Lasègue: o paciente é colocado deitado e uma das pernas é elevada, mantendo-a estendida, para analisar a repercussão da dor. Aliás, também é importante realizar exame neurológico de sensibilidade e motricidade a fim de estimar a extensão do acometimento.

O médico pode solicitar também uma ressonância magnética, em que é possível revelar as compressões do nervo. Neste caso, além da coluna vertebral, também é possível analisar a bacia a fim de identificar as possíveis alterações que causam dor.

O tratamento varia de acordo com a causa, os sintomas apresentados e a intensidade da dor. O repouso relativo é muito indicado, ou seja, é possível seguir sua rotina, evitando carregar peso, fazer muito esforço ou ficar muito tempo sentado.

Dependendo da circunstância, o médico pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia. Orientar o paciente em relação a má postura é fator essencial do tratamento e ajudará na prevenção de novas crises. A acupuntura é uma aliada no alívio das dores.

Com o procedimento adequado, a dor tende a melhorar em 15 dias. Caso não tratada corretamente, essa condição pode evoluir e tornar-se incapacitante, levando a distúrbios neurológicos como perda de sensibilidade e função motora.

Apenas em casos mais intensos, em que o tratamento clínico não tiver resultado, a cirurgia é indicada.

São indicados procedimentos minimamente invasivos que têm como objetivo remover o pedaço de disco que está comprimido e inflamando a raiz nervosa, ou em situações mais severas são necessárias cirurgias maiores, com uso de parafusos ou outros implantes.

Como prevenir a dor ciática?

A dor ciática pode ser prevenida com medidas simples como:

• Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Controlar o excesso de peso,
  • Alongar-se e fortalecer a musculatura da região lombar e posterior da coxa;
  • Evitar carregar pesos de forma inadequada.

Como pudemos ver, a lesão do nervo ciático é causada por diferentes fatores, principalmente pelo estilo de vida, e deve ser tratado logo no início da dor para evitar maiores complicações.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar essas informações com seus amigos para que eles também entendam sobre a inflamação do nervo ciático e saibam como prevenir!

.