Dor no ombro: Lesão do Manguito Rotador

A lesão no manguito rotador ocorre na articulação do ombro, causando a ruptura dos tendões que ligam a musculatura ao osso. Geralmente atingem pacientes que realizam atividades do dia-a-dia ou laborais que exijam movimentos do ombro repetidas vezes (varrer, trabalho com máquinas etc).

Uma lesão como essa causa dores no ombro e o enfraquecimento da articulação, podendo prejudicar a execução de atividades cotidianas simples, como pentear o cabelo e vestir-se.

Os tratamentos para esta lesão, podem incluir: repouso, medicação, fisioterapia, infiltrações e, às vezes, cirurgia dependendo dos sintomas que o paciente possui.

Descrição da lesão do manguito rotador

O manguito rotador é composto por 4 músculos (Subescapular, Supraespinhal, Infraespinhal e Redondo Menor) que se unem e formam uma cobertura ao redor da cabeça do úmero. Essa estrutura prende o úmero à escápula e ajuda na realização dos movimentos do ombro, como levantar e girar o braço.

Quando os tendões do manguito rotador são rompidos, pode ocorrer sua lesão parcial ou total. Geralmente a ruptura ocorre no tendão supraespinhal, atrapalhando o bom funcionamento do ombro. Mas outros tendões também podem ser prejudicados.

Na medida que os tendões rompidos se desgastam, pode ocorrer a destruição completa do tecido, às vezes, por exercer muita força no ombro, como ao levantar um objeto muito pesado bruscamente.

Tipos de lesão do manguito rotador

Existem diferentes tipos de ruptura do manguito rotador, conheça:

• Ruptura parcial: nessa lesão o tendão não é separado completamente do osso, ela atravessa parcialmente a espessura do tendão, deixando o tecido mais fino;
  • Ruptura total: ocorre quando a ruptura é completa do tecido que se prende ao osso.

Causas

Em alguns casos, quando a pessoa cai sobre o braço estendido ou exerce muita força para levantar um objeto pesado, com um movimento brusco, pode ocorrer a lesão dos tendões do ombro. Outros acontecimentos podem causar essa ruptura, como uma clavícula quebrada, ombro deslocado ou traumas direitos.

Grande parte dos casos de ruptura do manguito rotador, é causada por desgaste dos tecidos, que ocorre ao longo dos anos. Conforme o avanço da idade, os músculos do ombro vão se desgastando, mas, geralmente, o problema pode ser indolor.

As lesões do manguito rotador são mais comuns no braço que as pessoas costumam realizar a maioria das tarefas, o braço dominante. Existem vários fatores que colaboram com a degeneração do manguito rotador, incluindo:

• Estresse repetitivo: repetir um mesmo movimento pode causar estresse nos músculos e tendões do ombro, alguns esportes como tênis, remo, levantamento de peso ou outras atividades cotidianas;
  • Falta de irrigação sanguínea: a má circulação sanguínea, principalmente na velhice, pode prejudicar a regeneração natural de danos causados nos tendões, com o tempo isso pode levar a uma ruptura destes tecidos;
  • Uso de anabolizantes: utilizar esteróides, principalmente sem acompanhamento médico, pode enfraquecer a estrutura e romper durante exercícios de força.

Pacientes com mais de 40 anos tem maiores chances de sofrerem com a ruptura do manguito rotador. Por mais que adultos jovens também possam sofrer com a lesão dos tendões, causadas pelo uso excessivo da articulação do ombro, a maioria das rupturas em adultos com menos de 40 anos é causada por uma lesão traumática, como o deslocamento de um ombro.

Sintomas da lesão do manguito rotador

Alguns sintomas que podem surgir com a ruptura do tendão, incluem:

• Dor em repouso e a noite, principalmente se deitar sobre o braço afetado;
  • Dor ao levantar o braço;
  • Fraqueza na articulação do ombro;
  • Sensação de estalo e fraqueza imediata na parte superior do braço, quando realizado algum movimento de força.

Em alguns casos mais leves a dor pode ser percebida ao levantar o braço acima da cabeça ou fazer algum esforço, como abrir a porta superior de um armário. Alguns medicamentos convencionais podem tratar a dor, como analgésicos. Em casos mais graves, o paciente pode sentir dor constante, que não alivia com o uso de medicamentos. Estas lesões podem prejudicar a prática de algumas atividades cotidianas.

Diagnóstico da lesão do manguito rotador

O ortopedista fará um exame físico no paciente, buscando identificar se à alguma deformidade ou sensibilidade na área do ombro. Ele pode pedir para o paciente movimentar o braço em algumas posições, para verificar a amplitude dos movimentos e a força da articulação do ombro.

Outros exames que podem ajudar o ortopedista a concluir o diagnóstico, incluem:

• Raio X: a radiografia não consegue mostrar uma lesão do manguito rotador, mas serve para eliminar outras possíveis causas de dor na articulação, como a artrite ou capsulite adesiva;
  • Ressonância magnética: esse exame de imagem consegue mostrar os tecidos moles de uma articulação e pode diagnosticar uma ruptura no manguito rotador, mostrando onde está localizada e qual o seu tamanho.

Tratamentos da lesão do manguito rotador

O objetivo dos tratamentos para a lesão dos tendões do manguito rotador, é aliviar a dor e restaurar a função da articulação do ombro. O ortopedista irá considerar algumas características para indicar o tratamento mais adequado para cada paciente, são elas:

• Idade do paciente;
  • Nível de atividade realizada com o ombro afetado
  • Saúde geral;
  • Tipo de lesão do tendão.

Tratamento não cirúrgico

A maioria dos tratamentos não cirúrgicos alivia a dor e melhora a função do ombro, vamos conhecer alguns desses tratamentos:

• Repouso: o ortopedista pode recomendar o descanso do braço e limitar atividades que exijam erguer o membro acima da cabeça no início do tratamento, em casos muito inflamados;
  • Fisioterapia: exercícios específicos para fortalecer a musculatura do ombro e melhorar a amplitude dos movimentos, fortalecer os músculos que sustentam o ombro pode aliviar a dor e prevenir o agravamento da lesão;
  • Infiltração de esteroides: se o repouso, medicamentos e fisioterapia não aliviarem a dor, pode ser recomendada pelo ortopedista uma injeção de anestésico local combinada com cortisona, um medicamento anti-inflamatório. Esse tratamento pode não ser eficaz para todos os pacientes e não se sabe quanto tempo pode aliviar a dor, podendo durar semanas ou meses, dependendo de cada paciente.

Tratamento cirúrgico

O ortopedista pode recomendar os tratamentos cirúrgicos para aliviar a dor e recuperar os movimentos do ombro nos casos que os métodos convencionais não tenham aliviado os sintomas.

Outros sintomas que podem contribuir para a decisão da cirurgia, incluem:

• Duração dos sintomas de 6 a 12 meses;
  • Possuir uma ruptura no tendão significativa, mas uma boa saúde no tecido do tendão;
  • Fraqueza significativa e perda de função no ombro.

A cirurgia para reparar um manguito rotador rompido geralmente envolve a reposição do tendão lesionado de volta a cabeça do úmero. Existem diferentes métodos para a realização desta cirurgia.

Nossos ortopedistas recomendarão o melhor procedimento para atender as necessidades individuais de cada paciente.

Você ficou com alguma dúvida sobre o tratamento da lesão do manguito rotador? Marque uma consulta e tenha um diagnóstico seguro e tratamento adequado para seus sintomas.