O joanete é a deformidade em que o dedão do pé (hálux) é deslocado em direção aos dedos menores, causando uma alteração e protuberância localizada na lateral interna do pé, onde fica a articulação deste …
Joanete, o que é e como pode ser tratado
O joanete é a deformidade em que o dedão do pé (hálux) é deslocado em direção aos dedos menores, causando uma alteração e protuberância localizada na lateral interna do pé, onde fica a articulação deste dedo.
A dor desta doença é causada pelo uso de calçados que pressionam essa deformidade e nos outros dedos e pelo fato do dedão acavalar as articulações.
Normalmente se desenvolve de forma lenta, inicialmente a ponta do dedão do pé se vira contra o segundo dedo e com o passar do tempo a posição da estrutura do dedão, osso, tendões e ligamentos se inclinam, causando a deformidade do joanete.
Esse problema é mais comum em mulheres e uma grande porcentagem das pessoas que desenvolvem essa condição tem histórico familiar.
Causas do joanete
O joanete se forma quando a articulação MTF (onde se encontra o osso do pé com o osso do dedo) fica inflamada, desenvolvendo uma protuberância no antepé. O que causa isso é a mudança de posição dos ossos: o metatarso longo se projeta para fora e o osso da falange do dedão do pé se inclina ao segundo dedo do pé.
A inflamação e o inchaço são consequências desta alteração da articulação e dos ossos. Podem ser causados por:
- Usar sapatos com estreitamento maior na parte da biqueira, forçando os dedos dos pés em uma posição desagradável;
- Hereditariedade, existem formas e estruturas dos pés que são propensos ao joanete e podem ser herdadas;
- Possuir uma inflamação na articulação ou uma condição neuromuscular.
Progressão do joanete
A condição vai aumentando conforme o tempo, como a articulação MTF é muito utilizada ao caminhar, quanto maior a progressão do joanete mais doloroso e difícil se torna o movimento.
Um joanete pode desenvolver uma grande deformação no pé, pois o dedão é alterado da posição normal, indo em direção ao segundo dedo, podendo deformá-lo também e assim sucessivamente acontecer com os outros.
Sintomas
- Inchaço na articulação do dedão do pé;
- Inflamação e dor;
- Rigidez e dificuldade de movimento do dedão;
- Vermelhidão;
- Pele endurecida na região.
Diagnóstico
O ortopedista vai fazer perguntas a respeito dos sintomas que o paciente está sentindo e fazer uma avaliação minuciosa no pé, com essas informações ele já consegue diagnosticar um joanete.
Para ter um melhor diagnóstico, o ortopedista pode pedir um exame de raio-x, assim é possível a verificação de problemas sofridos na articulação, como a artrite, e examinar a gravidade do joanete para o tratamento mais adequado.
Tratamento não cirúrgico
A maioria dos joanetes pode ser tratada sem cirurgia, dessa maneira o problema não é revertido, mas é possível aliviar os sintomas de dor e evitar que o quadro se agrave.
A mudança de calçados pode ajudar bastante no alívio dos sintomas, a preferência é por aqueles que não apertem os dedos e tenham uma parte anterior larga.
Existem órteses e outros dispositivos que o ortopedista pode sugerir para aliviar a pressão do joanete, como, por exemplo:
- Meias corretivas;
- Corretor de joanetes;
- Espaçadores de dedos.
Esses métodos não corrigem o joanete, mas conseguem diminuir a dor.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia de joanetes só é recomendada quando o paciente sofre de dores fortes, dificuldade de caminhar e os tratamentos tradicionais não trazem melhora.
O objetivo do procedimento é aliviar a dor e alinhar o osso, tendões, ligamentos e nervos para que o dedão do pé volte a sua posição normal.
Existem muitos procedimentos para a correção do joanete, desde pequenas cirurgias a procedimentos mais complexos, o método utilizado vai depender da gravidade da condição.
A cirurgia é normalmente feita sem a internação do paciente, dependendo da complexidade pode necessitar de imobilização para evitar sustentação de peso, auxiliando na recuperação.
Ficou alguma dúvida sobre o joanete? Para obter um diagnóstico correto e o melhor tratamento para este problema, agende sua consulta.