Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das mais comuns que ocorrem na articulação do joelho. Afeta principalmente jovens ativos durante a prática de atividades físicas de alto impacto ao fazer uma mudança de direção ou desaceleração rápida com o pé fixo no chão.

Pacientes que machucaram o LCA, na sua grande maioria, podem necessitar de cirurgia para recuperar o movimento e funcionalidade total do joelho. Mas, o tratamento cirúrgico vai depender de alguns fatores, como a gravidade da lesão e o nível de atividade praticada pelo paciente.

Causas da lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Quando ocorre uma lesão do LCA geralmente pode ocorrer junto danos a outras estruturas do joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros tecidos. Os ligamentos lesionados são considerados entorses e existem alguns graus que classificam a gravidade das rupturas, são eles:

• Entorse de Grau 1: o ligamento é levemente danificado, ligeiramente esticado, mas ainda mantêm a articulação do joelho estável;
  • Entorse de Grau 2: estica o ligamento a ponto de soltar, ocorrendo uma ruptura parcial da estrutura;
  • Entorse de Grau 3: ocorre uma ruptura completa do ligamento. O tecido é arrancado do osso ou rompido ao meio, deixando a articulação do joelho instável.

A maioria das lesões do LCA é por rupturas completas ou quase completas. Em poucos casos ocorre somente a lesão parcial do ligamento.

O LCA pode ser lesionado de várias maneiras, incluindo:

• Mudanças bruscas e rápidas de direção com o pé fixo no chão;
  • Desaceleração rápida durante uma corrida;
  • Aterrissar de um salto incorretamente;
  • Sofrer um contato direto ou colisão no joelho.

Alguns estudos mostram que atletas do sexo feminino sofrem mais com esta lesão quando comparado aos atletas do sexo masculino. Isso pode ser causado por algumas diferenças de força muscular, diferença hormonal, condicionamento físico e controle neuromuscular.

Sintomas

Um sintoma comum causado pela lesão do LCA é ouvir um estalo e sentir dor ao tentar se deslocar. Outros sintomas podem incluir:

• Dor com inchaço que, se ignorados, podem desaparecer por conta própria. Mas se o paciente retomar a prática do esporte, seu joelho pode estar instável, facilitando a ocorrência de outras lesões na articulação;
  • Perda da amplitude do movimento do joelho;
  • Sensibilidade ao longo da linha da articulação;
  • Desconforto ao caminhar.

Diagnóstico da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Após o ortopedista conversar sobre os sintomas do paciente, ele fará um exame físico comparando todas as estruturas do joelho lesionado com o não-lesionado. Grande parte das lesões dos ligamentos do joelho pode ser diagnosticada com realização de um exame físico completo.

O ortopedista pode solicitar um exame de radiografia para certificar-se que a lesão não está associada a um osso quebrado. Outro exame que pode ser recomendado, é a ressonância magnética, que fornece imagens detalhadas dos tecidos da articulação do joelho, como menisco, cartilagem osteocondral, ligamentos etc. Geralmente, não é necessário esse exame de imagens para diagnosticar uma lesão do LCA, mas ele serve para verificar possíveis lesões causadas em outras estruturas do joelho, auxiliando no tratamento.

Tratamento para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O tratamento para uma lesão do LCA depende da situação e necessidade de cada paciente, em caso de um atleta que necessita voltar a praticar o esporte, provavelmente precisará de tratamento cirúrgico para retornar com segurança às atividades esportivas. Por outro lado, indivíduos menos ativos podem retornar a um estilo de vida mais tranquilo sem necessitar de cirurgia.

Nossos Cirurgiões de Joelho recomendarão o melhor tratamento, visando atender as necessidades de cada paciente.

Você ficou com alguma dúvida sobre a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)? Marque uma consulta.

.