O quadril é uma articulação constituída pela junção dos ossos da coxa (cabeça do fêmur) e da cavidade da bacia (acetábulo). Assim como nas demais juntas do corpo, este encaixe acontece de forma perfeita, o …
O que é Artrose de Quadril?
O quadril é uma articulação constituída pela junção dos ossos da coxa (cabeça do fêmur) e da cavidade da bacia (acetábulo). Assim como nas demais juntas do corpo, este encaixe acontece de forma perfeita, o que permite uma movimentação correta e sem dor.
O problema é que essa importante articulação pode apresentar algumas doenças como a artrose de quadril, também chamada de coxartrose, osteoartrite ou artrite degenerativa do quadril. Isso é o desgaste ou perda da cartilagem da articulação, causando atrito, dor e limitação de movimento.
Em todas as juntas do nosso corpo, possuímos cartilagem (um tecido branco e liso que cobre a ponta dos ossos para um melhor movimento entre eles).
Com o passar do tempo, devido ao envelhecimento, a cartilagem que reveste as articulações começa a se deteriorar. Sem cartilagem, as articulações perdem sua função e os ossos começam então a raspar à medida em que a pessoa se movimenta. Esse desgaste provoca dor, rigidez e pode limitar a mobilidade.
Sempre que ouvir falar em artrose, você vai lembrar que se trata da perda da cartilagem, que causa dor pelo atrito dos ossos.
Assista ao vídeo que o nosso diretor clínico, Helder Miyahara, fez para esclarecer os principais pontos de dúvidas sobre a doença.
Sintomas de artrose do quadril e como confirmar o diagnóstico
Os sintomas mais comuns da doença incluem:
- Dor no quadril, que acentua ao andar, permanecer sentado por muito tempo ou deitar de lado sobre a articulação afetada;
- Rigidez e sensação de “travamento” da articulação;
- A dor pode se estender do quadril até o joelho na parte interna da perna;
- Dor e queimação na panturrilha;
- Inchaço e fragilidade ao redor da articulação
- Dificuldades em fazer alguns movimentos como, por exemplo, sentar em sofá ou cadeira baixa, calçar meias e sair do carro;
- Com o passar do tempo, a doença pode se complicar e o desconforto pode permanecer mesmo com o quadril em repouso, principalmente durante à noite.
O diagnóstico da artrose de quadril é feito pelo médico ortopedista através de uma combinação de histórico médico (sessão de perguntas e respostas entre o médico e o paciente), exame físico e exames de imagem como:
- Raio X;
- Ressonância magnética;
- Análise do líquido articular;
- Exames de sangue para descartar outras doenças.
O que pode originar a Artrose de Quadril?
Normalmente não há uma única causa, existem inúmeros fatores que podem contribuir para que uma articulação tenha osteoartrose.
- Idade: quanto mais velho for a pessoa, maior o tempo de desgaste e maior a probabilidade de erosão da cartilagem;
- Histórico familiar: há uma predisposição genética para artrose;
- Obesidade: quanto maior o peso que uma articulação de carga suporta, maior as chances de desgaste;
- Doença preexistente: fraturas na articulação do quadril, infecções prévias e tumores na articulação do quadril, podem encaminhar à artrose precoce;
- Má-formação do quadril: doenças que conduzem a má-formação da articulação como a displasia congênita do quadril, doença de Perthes e epifisiolistese, podendo levar ao desgaste precoce da articulação.
A Artrose do Quadril tem cura?
A artrose não tem cura, mas pode ser controlada através dos seguintes tratamentos:
- Fisioterapia;
- Mudanças de hábitos;
- Acupuntura;
- Medicamentos (condroprotetores, anti-inflamatórios e analgésicos);
- Controle de peso;
- Infiltração;
- Cirurgia (prótese de quadril).
A cirurgia de prótese de quadril (artroplastia total do quadril) é uma ótima opção para os casos mais avançados da doença, podendo resolver o quadro de dor e permitir o retorno às atividades do dia a dia com maior qualidade de vida.
A cirurgia consiste em retirar a cartilagem danificada e substituir por uma prótese metálica de quadril.
Gostou do artigo? Compartilhe com alguém que você acredita que pode ser importante.
Entre em contato com a gente e marque uma avaliação com um dos nossos ortopedistas.