A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, que pode afetar diversas articulações, incluindo: dos pés, mãos, quadril, joelhos e cotovelos. As suas causas são desconhecidas e geralmente atingem mais mulheres em comparação aos homens.
O que é e quais as causas da Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória, que pode afetar diversas articulações, incluindo: dos pés, mãos, quadril, joelhos e cotovelos. As suas causas são desconhecidas e geralmente atingem mais mulheres em comparação aos homens.
Esta doença provoca dores e inchaço nas articulações, causando a produção de substâncias químicas que afetam os tecidos que formam estas estruturas. Podem ocorrer em pacientes de qualquer idade, tendo maior incidência por volta dos 30 a 40 anos.
Sem os devidos cuidados, a artrite reumatóide pode se tornar uma condição crônica e incapacitante.
Causa da Artrite Reumatóide
As causas desta doença são desconhecidas, mas sabe-se que não é um problema hereditário. Alguns estudos apontam que as pessoas com essa condição possuem genes que a torna suscetíveis à artrite reumatóide.
Pacientes com esses genes, desenvolvem a artrite reumatóide geralmente após sofrerem com alguma infecção. Ao passar por esse gatilho, o sistema imunológico responde de forma inadequada, ao invés de proteger as articulações, ele inicia a produção de substâncias que atacam essas estruturas.
Conforme a artrite reumatóide progride, as dores e deformidades nas articulações podem aumentar. Os ligamentos e cápsulas articulares (membrana que envolve as articulações), são afetadas, causando dificuldade no movimento das articulações.
Sintomas
Os sintomas mais comuns desta doença são as dores, inchaços e rigidez nas articulações, alguns outros sintomas podem incluir:
- Sensação de calor ao redor da articulação;
- Deformidades e contraturas da articulação;
- Pode causar febre, perda de apetite e diminuição da energia;
- Anemia, causando fraqueza devido à baixa quantidade de glóbulos vermelhos;
- Nódulos ou caroços, principalmente ao redor do cotovelo;
- Dor, inchaço e rigidez na articulação mesmo sem movimentá-la.
Os pacientes com artrite reumatóide grave, podem sofrer com múltiplas articulações afetadas pela doença, incluindo: as mãos, braços, pernas e pés. Em alguns casos as articulações da coluna cervical podem estar envolvidas.
Como é feito o diagnóstico?
O processo para a identificação da artrite reumatoide inclui o histórico médico do paciente, assim como um exame físico. O médico vai procurar por algumas condições, como: calor e inchaço ao redor da articulação, movimentos dolorosos, deformidades articulares e contraturas articulares (incapacidade de esticar ou dobrar totalmente a articulação).
As imagens de raio-x ajudam a identificar a progressão da doença e o exame de sangue pode revelar a presença de um anticorpo, chamado fator reumatoide, que pode indicar a presença da artrite reumatóide no paciente.
Tratamento da Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide não possui cura, mas felizmente existem diversos tratamentos que podem ajudar a diminuir os sintomas da doença. Os tratamentos são realizados conforme as condições do problema em cada paciente e podem incluir uma equipe de profissionais, como: reumatologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e cirurgião ortopédico. Vamos conhecer os tratamentos convencionais e cirúrgicos.
Tratamento não cirúrgico
Os tratamentos convencionais para a artrite reumatóide, podem ser feitos pelo uso de medicamentos, que possuem duas categorias: aqueles que aliviam os sintomas (como aspirinas e ibuprofeno) e aqueles que podem retardar o progresso da doença (como metotrexato, sulfassalazina e injeções). Em muitos casos esses dois medicamentos são utilizados em conjunto.
A prática de exercícios de fisioterapia, podem ser uma parte importante do tratamento, ajudando a fortalecer e melhorar os movimentos das articulações, sem causar estresse nas estruturas.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico da artrite reumatoóide pode ser recomendado quando as articulações estão muito afetadas pela doença, esse procedimento inclui a artroplastia, que consiste na substituição da articulação por uma prótese.
Procurando um especialista
Em casos de sintomas relacionados a artrite reumatóide é importante procurar um reumatologista, para receber um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento.
Como comentamos no texto, além de um reumatologista, outros profissionais podem estar envolvidos no tratamento da doença, incluindo: fisioterapeuta, cirurgião ortopedista e terapeuta ocupacional.