What patients and caregivers need to know about

São Paulo / SP

O que é o túnel do carpo?

Túnel do carpo trata-se de um túnel pelo qual nervos e tendões passam do punho para a mão. Ele é composto por tendões, ligamentos e ossos

Trata-se de um túnel pelo qual nervos e tendões passam do punho para a mão. Ele é composto por tendões, ligamentos e ossos. Na face palmar – popularmente conhecida como palma da mão – está localizado o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo e confere sensibilidade e mobilidade aos dedos, especificamente o polegar, indicador, médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo acontece quando o nervo mediano é pressionado. Pode ser causada pelo inchaço do tecido próximo, esforço repetitivo ou por tecido fibroso que se forma na face palmar.

É uma síndrome muito comum, sobretudo em mulheres de 30 a 50 anos. O risco aumenta também em gestante, diabéticos, pessoas com alteração da glândula tireóide como hipotiroidismo, algumas formas de amiloidose ou artrite reumatoide.

Além dessas condições, pessoas cujas atividades profissionais exijam movimentos repetitivos devem ficar atentas. O uso do teclado do computador e do mouse, quando mal posicionado, também pode ser um fator de risco, além do uso frequente de ferramentas com vibrações, como, por exemplo, lixadeiras elétricas.

A compressão do túnel e a inflamação crônica são os principais causadores da síndrome, mas, no entanto, a causa algumas vezes é desconhecida.

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

O principal sintoma da síndrome do túnel do carpo é a parestesia: sensações de dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar. É possível, no entanto, que a mão toda seja afetada pela parestesia.

Há também outros sintomas aos quais você deve prestar a atenção:

  • Inchaço nos dedos e/ou na mão;
  • Sensação de queimação ou formigamento no antebraço, em alguns casos;
  • Fraqueza e dificuldade para segurar objetos;
  • Dor no punho, principalmente durante a noite;
  • Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Mesmo a falta de uso dos músculos do dorso da mão podem causar essas sensações, mas não são casos graves. Por isso, o importante é consultar com um médico especialista para fazer o diagnóstico correto.

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo

Na consulta, o ortopedista vai avaliar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, além de fazer exame físico para aferir a mobilidade do punho. Para estabelecer o diagnóstico, pode-se fazer dois testes: o teste de Phalen e o teste de Tinel.

No primeiro, o paciente irá dobrar o punho e mantê-lo assim durante um minuto. Essa posição intensifica a pressão intracarpeana, o que vai resultar em um piora dos sintomas caso haja compressão do nervo.

O teste de Tinel consiste em dar uma leve batida no nervo mediano. O paciente sentirá a sensação de choque e formigamento se o nervo estiver comprometido.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode pedir um exame de eletroneuromiografia, que avalia a condução nervosa e mostra possíveis danos nos nervos periféricos, o que é útil no diagnóstico da síndrome do túnel do carpo.

Como tratar a síndrome do túnel do carpo

Uma vez feito o diagnóstico, é importante seguir as orientações passadas pelo médico, que fará o tratamento mais adequado para cada caso, considerando os sintomas apresentados e a gravidade do problema.

Algumas medidas, no entanto, servem para todos os casos: repouso, evitar tarefas pesadas e repetitivas, o que pode piorar os sintomas.

Dependendo da gravidade do caso, um dos meios a seguir será utilizado pelo médico para tratar a síndrome do túnel do carpo:

  • Imobilização com munhequeira ou tala para evitar certos movimentos que podem agravar o problema. Deve ser usado também durante a noite para auxiliar na redução da sensação de formigamento e na dor;
  • Prescrição de remédios anti-inflamatórios não-hormonais, como ibuprofeno;
  • Em alguns casos, o uso de infiltrações de corticosteróide, administradas na região do túnel do carpo, pode ser indicado para reduzir o inchaço e a pressão sobre o nervo mediano;
  • A fisioterapia pode ser uma aliada no alívio dos sintomas, devendo ser feita por profissional capacitado;
  • Nos casos mais graves, o médico especialista pode indicar a cirurgia, que removerá tecidos que exercem pressão sobre o nervo mediano.

Uma ajuda extra em casos de síndrome do túnel do carpo, é o tratamento das comorbidades, como a artrite reumatoide e o hipotireoidismo, para aliviar os sintomas e diminuir a dor no local.

Como evitar a síndrome

Separamos algumas dicas para você evitar a síndrome do túnel do carpo. Confira:

  • Evite atividades com movimentos repetitivos no punho. caso seja necessário, descanse e alongue de tempos em tempos;
  • Se você sofre de alterações dos hormônios da tireoide ou doenças como diabetes, é importante manter consultas regulares com seu médico, pois essas doenças podem causar neuropatias compressivas;
  • Quando estiver trabalhando em frente ao computador, sente-se corretamente e busque ter um bom apoio para os braços e punhos.

Ainda tem dúvidas sobre a síndrome de túnel do carpo?

Se você está em dúvida sobre essa síndrome, nossa clínica está preparada para ajudar você a diagnosticar e tratar condições ortopédicas das mais variadas com uma infraestrutura completa, atendimento humanizado e profissionais altamente qualificados.

Entre em contato e conte conosco para cuidar bem de você.

Newsletter | Blog

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notificações de nossos artigos do blog e novidades.

    WhatsApp
    WhatsApp