What patients and caregivers need to know about

São Paulo / SP

Osteonecrose da cabeça femoral (ONCF)

A osteonecrose da cabeça femoral é uma doença que afeta a extremidade superior do osso da coxa, que se localiza junto ao quadril.

A osteonecrose da cabeça femoral é uma doença que afeta a extremidade superior do osso da coxa, que se localiza junto ao quadril. É uma doença multifatorial, seus sintomas podem envolver dores e dificuldades na prática de atividades cotidianas e esportivas.

Existem diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da ONCF, principalmente condições que afetam a irrigação sanguínea da cabeça femoral, como: tabagismo, sequelas de traumas, anemia falciforme, entre outros.

O tratamento em pacientes afetados por esta doença varia de acordo com a gravidade da osteonecrose, em casos que a cabeça do fêmur ainda esteja preservada, podem ser recomendados tratamentos tradicionais. Casos mais graves demandam tratamento cirúrgico.

Causas da osteonecrose da cabeça femoral

A ONCF ocorre quando a irrigação de sangue na cabeça do fêmur é interrompida, ocasionando a morte (necrose) do osso. Esse fato ocasiona o colapso do osso e da cartilagem que cobre a cabeça do fêmur, causando a artrite incapacitante.

Normalmente afeta pacientes jovens, entre os 30 a 50 anos, os homens são mais propensos a desenvolver esta doença em comparação com as mulheres.

As causas da interrupção de suprimento de sangue no osso muitas vezes são desconhecidas, mas existem fatores de risco que podem tornar o paciente mais propenso a desenvolver a ONCF. Veja alguns destes fatores:

  • Fraturas e outras lesões do quadril podem afetar a circulação sanguínea, prejudicando a circulação na cabeça do fêmur;
  • Abuso de bebidas alcoólicas: ao longo do tempo o consumo de álcool pode afetar o suprimento de sangue para o osso, em casos de ingestão de mais de 1000ml por semana, pode aumentar em 18 vezes o risco de ocorrer a osteonecrose;
  • Medicamentos corticosteroides: Algumas doenças incluindo asma e artrite reumatóide são tratadas com medicamentos esteróides e esses podem aumentar o risco de desenvolver a ONCF.

Outras doenças menos comuns podem levar a necrose da cabeça femoral, algumas delas são:

  • Doença de Gaucher;
  • Doença de Caisson;
  • HIV;
  • Gota.

Sintomas da osteonecrose da cabeça femoral

Geralmente os primeiros sintomas que surgem são dores no quadril, levando a uma dor incômoda e latejante na virilha.

Conforme a necrose da cabeça do fêmur avança, mover a articulação do quadril e colocar peso sobre o quadril afetado pode causar dores fortes.

Como é uma doença que leva tempo para progredir, de meses a mais de um ano, é importante o diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais eficaz.

Diagnóstico da osteonecrose da cabeça femoral

O ortopedista vai avaliar o histórico médico do paciente e os sintomas relatados, em seguida, fará um exame no quadril, verificando quais os movimentos que causam dores na articulação.

Na fase inicial da osteonecrose da cabeça do fêmur o paciente pode sentir dores ao movimentar a articulação do quadril, mas geralmente tem uma boa amplitude de movimentos.

Casos mais avançados, quando ocorrem colapsos na cabeça do fêmur, podem causar rigidez e a perda de movimento.

Inicialmente o ortopedista pode pedir um exame de radiografia, que auxilia no diagnóstico do colapso do osso da cabeça femoral e o seu grau de deformidade.

As imagens da radiografia podem não ser capazes de identificar uma osteonecrose em seu estágio inicial, um excelente método de diagnóstico para esses casos é a ressonância magnética, capaz de determinar o tamanho e a localização da lesão.

Tratamentos da ONCF

Tratamento não cirúrgico
Os tratamentos conservadores não possuem resultados comprovados na literatura e não são capazes de reverter a osteonecrose da cabeça femoral, mas podem ser aliados para diminuir a dor e retardar a evolução da doença.

São utilizados em pacientes diagnosticados com osteonecrose em estágios iniciais, alguns desses tratamentos são:

  • Medicações analgésicas;
  • Uso de apoio (muleta) para caminhar;
  • Interrupção de atividades esportivas;
  • Fisioterapia para fortalecimento e alongamento muscular.

Tratamentos cirúrgicos
Existem diversos procedimentos cirúrgicos para tratar a osteonecrose da cabeça femoral, vamos conhecer alguns destes:

  • Descompressão simples: realização de perfurações próximas ao local da lesão, com intuito de diminuir os sintomas e melhorar a circulação sanguínea no local com a diminuição da pressão intraóssea. Tem melhores resultados em lesões pequenas;
  • Injeção de células-tronco: tentativa de promover o reparo da necrose;
  • Artroplastia total do quadril: tratamento mais comum, realizado em pacientes com a cabeça do fêmur em colapso, trata-se da substituição do osso e da cartilagem danificada por uma prótese de metal ou plástico, que retomam a função da articulação.

Por ser uma doença multifatorial e de causas exatas desconhecidas a osteonecrose da cabeça femoral necessita de um diagnóstico e prescrição de tratamento individualizado. Você ficou com alguma dúvida da ONCF? Marque uma consulta com o ortopedista para o diagnóstico e tratamento adequado para esta doença.

Newsletter | Blog

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as notificações de nossos artigos do blog e novidades.

    WhatsApp
    WhatsApp