Para que serve a fisioterapia?

Através da fisioterapia, é possível diagnosticar e tratar problemas relacionados aos movimentos e funções do corpo humano, com técnicas e exercícios específicos. Esta área pode cuidar desde uma simples dor no ombro, até contribuir para a reabilitação de casos mais graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), amputações, fraturas, pneumonias, entre outros problemas.

Este método terapêutico, também serve para a prevenção de lesões, dores, correção de vícios de postura e otimização da prática esportiva. Os procedimentos utilizados procuram restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente.

A fisioterapia pode beneficiar diversos pacientes, em diferentes fases da vida, incluindo: crianças, adultos, gestantes, idosos e pessoas com deficiência (física ou mental). É indicada para todos que buscam uma melhora na qualidade de vida.

O que é fisioterapia?

Uma área das ciências biológicas responsável por diagnosticar, prevenir e recuperar pacientes com distúrbios em órgãos e sistemas do corpo, causados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas.

O objetivo da fisioterapia é prevenir, manter, desenvolver ou reabilitar as funções do corpo humano, afetadas por doenças, traumas ou outras causas citadas acima. São utilizadas técnicas de exercícios e movimentos com o próprio corpo do paciente, mas existem outras formas de tratamento. Métodos como estímulos elétricos, massagens, uso de componentes mecânicos, entre outros.

Benefícios da fisioterapia?

Vamos conhecer alguns dos benefícios das técnicas de fisioterapia, são eles:

Correção na postura

A má postura pode ser umas das causas de dores lombares, incômodos na região central da coluna, podendo causar problemas mais graves no futuro, como a retificação da lordose cervical (perda da curvatura natural da coluna). A fisioterapia pode restabelecer a postura, melhorar os hábitos posturais e a qualidade de vida do paciente, além de prevenir futuros problemas mais graves.

Diminuição de dores

As dores podem ser originadas por vários motivos, por práticas de atividades físicas, esforço físico, contusão, entre outras causas. Contra esse problema o fisioterapeuta está capacitado para conduzir a reabilitação física e funcional, diminuindo os sintomas de dor, até mesmo musculares.

Prevenção de possíveis lesões

Quando o tratamento de uma determinada lesão se encerra, é fundamental seguir com o acompanhamento de um fisioterapeuta, para evitar que o problema não volte a acontecer. O que poderia causar a necessidade de uma nova reabilitação, mais demorada e dolorosa no futuro.

Técnicas de Fisioterapia

Existem diversos procedimentos que podem ser utilizados para o tratamento e reabilitação das disfunções dos pacientes. O fisioterapeuta vai escolher a melhor técnica conforme o diagnóstico, o tipo de lesão ou problema presente na pessoa. Conheça algumas técnicas utilizadas na fisioterapia:

• Eletroterapia: terapia realizada com a aplicação de ondas elétricas;
  • Massagem;
  • Cinesioterapia (terapia do movimento);
  • RPG (Reeducação Postural Global);
  • Mecanoterapia: técnica que se utiliza de equipamentos mecânicos:
  • Crochetagem: técnica aplicada com uma ferramenta chamada gancho.

Como escolher um bom fisioterapeuta?

Um bom fisioterapeuta deve trabalhar com ética, seriedade e profissionalismo, para avaliar e tratar a disfunção do paciente, com os métodos mais adequados, seguindo com o acompanhamento da melhora de seu paciente. Sempre tratando cada caso isoladamente, para garantir a melhor reabilitação possível.

Outro ponto fundamental de um bom profissional, é atualizar-se constantemente, buscando novos conhecimentos, para possibilitar os melhores tratamentos aos seus pacientes.

Na Clínica Godoy Moreira você encontra fisioterapeutas com experiência, que estão prontos para ajudar no diagnóstico, tratamento e reabilitação que você necessita. Marque uma consulta e melhore a sua qualidade de vida!