Substituição Patelofemoral

A substituição patelofemoral é uma troca parcial da articulação do joelho, diferente de uma substituição total desta estrutura. É utilizada em casos que são substituídos apenas as estruturas do compartimento anterior ao joelho, constituído pela patela (rótula) e a tróclea femoral(sulco em forma de canal no fêmur).

Uma prótese patelofemoral é indicada para os pacientes com osteoartrite(degeneração da cartilagem articular do joelho, que protege os ossos contra o atrito) isolada ao compartimento anterior ao joelho, sem resposta satisfatória às opções de tratamentos convencionais.

O procedimento cirúrgico para a substituição patelofemoral é realizado por meio de uma incisão menor, causando menos danos aos tecidos moles do joelho. Assim, a recuperação dos pacientes pode ser mais rápida, retornando antes as atividades normais, comparado a substituição total da articulação do joelho.

Existem diversos tratamentos para os pacientes com osteoartrite no joelho, o seu médico vai indicar o melhor tratamento para aliviar os sintomas e caso necessário a substituição patelofemoral.

Causas

As pessoas que possuem osteoartrite no joelho, sofrem com o desgaste das cartilagens articulares, lentamente. A medida que esse tecido se degenera, os ossos podem ficar expostos e sofrerem desgastes, causando sintomas dolorosos. Esse problema pode ocorrer em toda a articulação ou em apenas uma área do joelho.

A osteoartrite limitada ao compartimento patelofemoral (frente do joelho, entre a patela e o fêmur), pode ser tratado com a substituição desta estrutura, por uma prótese. Um procedimento que substitui a patela (rótula) e o sulco troclear, por implantes de plástico e metal. O restante saudável da articulação permanece preservada.

Vantagens da substituição patelofemoral

Conheça algumas vantagens da substituição patelofemoral em comparação com a substituição total da articulação do joelho. Alguns pontos positivos, podem incluir:

• Menos perda de sangue;
  • Incisão cirúrgica menor;
  • Recuperação mais rápida;
  • Diminuição das complicações;
  • Aumento das funções do joelho.

Candidatos a substituição patelofemoral

Os pacientes com osteoartrite avançada no joelho, que os tratamentos não cirúrgicos não estão mais aliviando os sintomas, podem ser candidatos a substituição patelofemoral.

Para esse procedimento cirúrgico, o ortopedista deve avaliar o caso com atenção, para garantir que o desgaste esteja afetando somente o compartimento patelofemoral.

Na presença de alguns sintomas, o paciente pode não ser apto para o procedimento cirúrgico, incluindo:

• Rigidez do joelho;
  • Danos nos ligamentos;
  • Grande deformidade da perna;
  • Artrite reumatoide;
  • Obesidade mórbida.

Diagnóstico

O ortopedista irá realizar um exame físico para determinar as causas da dor na articulação do joelho. Será avaliado alguns aspectos, como:

• Alinhamento geral da articulação;
  • Teste da amplitude de movimentos para verificar a rigidez no movimento do joelho e avaliar os problemas com o rastreamento patelar(quando a perna se dobra a patela é deslocada);
  • Avaliação da qualidade dos ligamentos que fazem parte da articulação do joelho.

Outros exames que o ortopedista pode recomendar, são: o raio X, para certificar-se de que a osteoartrite esteja presente somente entre a patela e o fêmur, e a ressonância magnética, para avaliação do desgaste da cartilagem articular.

Procedimento cirúrgico da substituição patelofemoral

O ortopedista inicia a cirurgia para substituição patelofemoral com uma pequena incisão na frente do joelho. Ele irá se certificar que a lesão da cartilagem articular se encontra somente entre a patela e o fêmur.

Existem duas partes na substituição patelofemoral, são elas:

• Primeiro o cirurgião ortopedista irá preparar o osso para receber os implantes. Ele usará utensílios para remover a cartilagem danificada e uma pequena quantidade de osso do compartimento patelofemoral;
  • Na segunda etapa, é utilizado uma cobertura para recobrir a parte de trás da patela. Esta estrutura se alinhará com um componente de metal fino que é fixado a superfície do sulco troclear, no final do fêmur. Essas próteses são fixadas ao osso com cimento especial.

Recuperação da substituição patelofemoral

Após a cirurgia, o paciente pode sentir dor. Para aliviar esse sintoma, o ortopedista pode recomendar diversos medicamentos, incluindo anti-inflamatórios não esteroides e anestésicos locais. Tratar a dor pode ajudar a pessoa se sentir mais confortável, colaborando com uma recuperação mais rápida.

Imediatamente após a substituição patelofemoral, o ortopedista recomendará o paciente a colocar peso sobre o joelho operado, em alguns casos será necessário usar um andador ou bengala para caminhar.

Para a reabilitação, um fisioterapeuta recomendará exercícios para restaurar a força dos músculos e manter a amplitude do movimento do joelho. Depois da cirurgia, o paciente deve manter visitas contantes ao seu cirurgião ortopédico para acompanhar o progresso da sua recuperação.

Você ficou com alguma dúvida sobre a substituição patelofemoral ou sofre com osteoartrite no joelho? Agende uma consulta para obter um diagnóstico seguro e o tratamento mais adequado para o seu problema.