O transplante de menisco trata-se da substituição dessa cartilagem que faz parte da articulação do joelho. Tem formato de C e serve como almofada, absorvendo o atrito entre as estruturas da articulação.
Transplante de Menisco: como é realizada a cirurgia
O transplante de menisco trata-se da substituição dessa cartilagem que faz parte da articulação do joelho. Tem formato de C e serve como almofada, absorvendo o atrito entre as estruturas da articulação.
Os pacientes que se beneficiam deste procedimento, possuem o menisco em grande parte desgastado, sofrendo com dores no joelho e, em alguns casos, com o desenvolvimento de osteoartrite. Porém devem ser pacientes com idade abaixo de 40 anos.
Para os pacientes idosos que apresentam estes sintomas, o transplante de menisco não é recomendado, nestes casos cabe uma substituição parcial ou total da articulação.
A substituição do menisco é adequada para pessoas com sintomas específicos. Pacientes que possuem artrite no joelho podem não ser bons candidatos ao transplante. Vamos conhecer mais sobre esse tratamento.
Descrição e Causas do Transplante de Menisco
A articulação do joelho é formada por três ossos: o fêmur (osso da coxa), a tíbia (osso da canela) e a patela (rótula). A extremidade dos ossos da tíbia e do fêmur é coberta por cartilagem articular que auxilia o deslizamento dessas estruturas, conforme o movimento de dobrar ou estender a perna.
O menisco está posicionado entre os dois ossos da articulação, é um tecido muito resistente e serve como amortecedor conforme os movimentos realizados. Cada joelho possui dois meniscos, medial e lateral.
Nos pacientes com menisco gravemente danificado, a cartilagem que protege a estrutura do joelho pode sofrer desgastes. Conforme o problema progride, causa dores e dificuldade em realizar o movimento do joelho. Esses sintomas podem desenvolver a osteoartrite.
O transplante de menisco tem o objetivo de substituir o tecido desgastado, antes que afete a cartilagem articular. Prevenindo a progressão para a osteoartrite.
Aloenxerto
O menisco utilizado para o transplante (aloenxerto) é retirado de um doador humano (cadáver), testado para doenças e armazenado. O dimensionamento do tecido é a parte mais importante para o sucesso do tratamento.
No procedimento de transplante de menisco, não há riscos de rejeição do novo tecido implantado pelo organismo do paciente.
Pacientes aptos para o Transplante de Menisco
Esse procedimento cirúrgico é realizado a mais de 20 anos, mas continua sendo incomum, por conta dos critérios rigorosos que o paciente precisa encaixar-se para ser apto à cirurgia.
Os pacientes que desenvolvem artrite na articulação do joelho, ou sofrem com um desgaste da cartilagem articular grave, não são bons candidatos ao procedimento.
Alguns dos critérios para o transplante de menisco, incluem:
- Menos de 40-45 anos e fisicamente ativo;
- Ter o menisco parcialmente desgastado por algum procedimento cirúrgico ou lesão;
- Sintomas dolorosos relacionados a atividades físicas ou do cotidiano, que forcem a articulação do joelho;
- Não obeso;
- Nenhum sintoma ou mínima osteoartrite do joelho e nenhuma artrite reumatoide.
Procedimento cirúrgico do Transplante de Menisco
A substituição do menisco é realizada através de uma artroscopia, que necessita de uma ou duas pequenas incisões na pele.
No procedimento é utilizada uma câmera em miniatura, que fornece uma visão clara do interior do joelho e pequenos instrumentos cirúrgicos.
Para fixar o novo menisco no joelho, ele é posicionado na tíbia e pontos artroscópicos são utilizados para prendê-lo na estrutura da articulação.
Recuperação
Nas primeiras 4 a 6 semanas após o procedimento, o paciente necessita utilizar muletas e joelheira. Esse tempo é suficiente para o transplante se fixar ao osso. A amplitude do movimento da articulação é iniciada o mais rápido possível depois da cirurgia.
Quando o inchaço e a dor inicial diminuem, o paciente pode iniciar a fisioterapia, auxiliando na reativação muscular e aumento da amplitude da articulação. Conforme a melhora ocorre, podem ser adicionados exercícios de fortalecimento.
O retorno às atividades do cotidiano pode levar de 3 a 4 semanas. A liberação para a prática de atividades físicas geralmente ocorre de 6 a 12 meses após o transplante de menisco.
Este tratamento pode ser muito útil para alguns pacientes que se encaixam no perfil que discutimos no texto. Para as pessoas que são cuidadosamente selecionadas, a cirurgia pode trazer muitos benefícios, melhorando a sua qualidade de vida.
Para receber um diagnóstico adequado e tratamento indicado para o seu caso, marque uma consulta e esclareça suas dúvidas.